terça-feira, 17 de abril de 2018

II Seminário Institucional do PIBID-UCS: Retratos de uma Trajetória

   Durante o “II Seminário Institucional do PIBID-UCS: retratos de uma trajetória”, em março de 2018, os seguintes trabalhos de bolsistas foram apresentados e encaminhados para publicação nos anais do evento:

ARTIGOS COMPLETOS


Temas do universo cultural dos estudantes como conteúdo de Arte

Alex Joacir Pessôa de Oliveira Júnior
ajpojunior@gmail.com 
Subprojeto Artes Visuais 
EMEF Caldas Júnior
Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Rosebel Rech

Resumo: Este artigo aborda a experiência em torno de um projeto pedagógico realizado no âmbito do PIBID/Artes Visuais. Ele comenta as origens e o desenvolvimento da educação em artes no Brasil e a sua histórica desvalorização por parte do Estado e da sociedade. Discute sobre possíveis conteúdos a serem trabalhados na escola, a partir de temas geradores. Relata uma experiência realizada com o 7º ano da E.M.E.F. Caldas Júnior em Caxias do Sul (RS) em torno do tema “animação”.

Palavras-chave: Ensino de artes visuais. Temas Geradores. Animação.



Composição visual como meio para um fazer artístico consciente na escola


Anelise de Oliveira Müller
 anedeoliveiraa@gmail.com
 Ketlim Favero Machado
 kfmachado@ucs.br
 Subprojeto Artes Visuais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior 
Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Rosebel Rech

Resumo: O artigo aborda a experiência realizada no Pibid no subprojeto de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (RS). O projeto, desenvolvido em uma escola municipal com uma turma do 6° ano, teve o intuito de privilegiar um fazer artístico consciente, qualificando as possibilidades de expressão de ideias por meio das produções artísticas dos estudantes. Para isso, pensamos em uma prática na qual os alunos pudessem produzir e ler imagens da arte de modo mais consciente e reflexivo. Como meio, utilizamos o conteúdo “composição visual”. Propomos, inicialmente, a leitura formal de imagens para, então, desenvolver leituras que ampliassem a compreensão estética dos estudantes. Valorizando a experiência cotidiana dos alunos e considerando os relatos de discriminação e bullying sofridos na escola, sugerimos o tema “identidade e preconceito”. A intenção era que eles percebessem como suas experiências têm significado e são fontes para dar sentido ao mundo, em especial, por meio da arte. Aliando “composição visual” e “identidade e preconceito”, o projeto se concretizou por meio de leituras de imagens, contextualização e produção artística, seguindo os pressupostos da Abordagem Triangular para o ensino da arte. Percebemos que é possível trabalhar aspectos formais da arte de modo que os estudantes concebam a arte como uma linguagem que lhes permite explicitar e comunicar ideias e, ainda, ampliar suas habilidades para ler imagens, seja da arte ou do cotidiano.

Palavras-chave: Arte no Ensino Fundamental. Intencionalidade na produção artística. Composição Visual. Preconceito. Identidade.



Arte conceitual no processo de desenvolvimento estético de adolescentes

Bruna Scherner da Silva 
bruscherner@gmail.com 
Subprojeto Artes Visuais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior
 Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Rosebel Rech

Resumo: O artigo trata de um projeto de desenvolvimento do pensamento estético por meio do estudo da Arte Moderna e da Arte Conceitual, desenvolvido em uma turma de 8º ano, com estudantes cuja faixa etária média é 13 anos. A escolha do tema para esse projeto foi feita por meio de sondagem com os estudantes. As aulas foram desenvolvidas por meio de discussão em grande grupo, contextualização histórica da arte e sequências didáticas referentes à Arte Conceitual com a criação de uma proposta de propaganda, um relicário e um livro de artista.

Palavras-chave: Arte como linguagem. Arte contemporânea. Arte conceitual e processos criativos.



A relevância do ensino da arte latino-americana

Jacks Ricardo Selistre
 jacksricardoselistre@gmail.com
 Subprojeto de Artes Visuais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Zélia Rodrigues Furtado 
Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Patrícia Festugato Roth

Resumo: O presente artigo apresenta a relevância de ensinar a arte latino-americana na Educação Básica. A partir de observações no cotidiano escolar percebe-se o desconhecimento sobre realidade latino-americana, que é consequência da forte influência cultural dos países do Hemisfério Norte-Ocidental. O isolamento e a falta de conhecimento da arte latino-americana, observados no contexto escolar no âmbito do PIBID, são os motivadores para o desenvolvimento deste artigo. Não abordar o ensino da arte latino-americana é um modo de desprivilegiar a cultura do próprio país e dos países vizinhos. Neste artigo pretende-se justificar a importância do ensino da arte latino-americana, permitindo com que os estudantes tenham conhecimento daquilo que é produzido em no Brasil e nos países vizinhos, buscando assim aproximar a arte ao estudante. Além, destaca-se as similaridades e as diferenças artísticas entre os países latino-americanos com os países do Hemisfério Norte, principalmente da Europa e dos Estados Unidos. Por meio da experiência do PIBID, conclui-se que a arte latino-americana não é, de fato, um conteúdo abordado na escola e, sendo segregada daquela que é considerada a arte universal. Por fim, defende-se a abordagem dessa temática na Educação Básica, a fim de construir uma nova narrativa sobre os aspectos culturais, principalmente artísticos, dos países latino-americanos.

Palavras-chave: Arte Latino-Americana. Educação Básica. PIBID Artes Visuais.



RESUMOS EXPANDIDOS

Cor e forma nas aulas de arte do ensino fundamental: contribuições da arte no ambiente escolar

Smiderle, Laura
laura_smiderle@hotmail.com
Felisberto, Ana
 aefelisberto@gmail.com
 Subprojeto Artes Visuais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona
Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Raquel Longui

Neste resumo busca-se sintetizar as experiências vivenciadas e o resultado das pesquisas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona, localizada em Caxias do Sul, RS, realizadas no ano de 2017 pelas acadêmicas de Artes Visuais Licenciatura pela Universidade de Caxias do Sul participantes do projeto PIBID - Artes Visuais /UCS.



Cor e forma nas aulas de arte do ensino fundamental

Carina Pasqual
 capasqualfotografias@gmail.com
 Subprojeto Artes Visuais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona
 Coordenadora do Subprojeto: Profa. Dra. Maria Helena Wagner Rossi
Supervisora: Profª. Raquel Longui

Este resumo apresenta reflexões sobre um projeto desenvolvido no PIBID/Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, no decorrer do primeiro semestre de 2017 na E.M.E.F Santa Corona, em Caxias do Sul (RS). O projeto visou proporcionar aos estudantes atividades que lhes fizessem sentido e que auxiliassem na compreensão de uma linguagem com novas possibilidades de expressão, possibilitando tratar a arte como conhecimento.



ARTIGO DA COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO

Pibid na formação inicial de professores de Artes Visuais na UCS

Maria Helena Wagner Rossi
mhwrossi@ucs.br
 Subprojeto Arte Visuais Pibid-UCS

Resumo: Este artigo aborda aspectos da experiência pibidiana do subprojeto Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul por meio de reflexões sobre o breve percurso do PIBID na Instituição. Comenta sobre a constituição dos grupos de trabalho, analisando o problema da alta rotatividade dos bolsistas no subprojeto. Apresenta brevemente aspectos epistemológicos e metodológicos que nortearam as reflexões e as ações dos bolsistas. Conclui reconhecendo os benefícios do Programa para o enriquecimento da formação inicial dos licenciandos em artes visuais.

Palavras chave: Pibid-Artes Visuais, Ensino de Arte, Licenciatura em Artes Visuais.



Pró-Reitor Acadêmico da UCS, Professor Dr. Marcelo Rossato, na abertura do evento


Coordenador Institucional do PIBD UCS, Professor Dr. Vanderlei Carbonara, 
na abertura do evento.


Professora Dra. Terciane Luchesi (UCS) e Professor Dr. Vanderlei Carbonara
na palestra de abertura.


Professor Dr. Fernando Seffner (UFRGS) e Professora Dra. Gladis Franck (UCS)
na palestra de encerramento.


Professor Dr. Fernando Seffner (UFRGS) na palestra de encerramento.


Público do II Seminário Institucional do PIBID-UCS: Retratos de uma Trajetória


II Seminário Institucional do PIBID-UCS: Retratos de uma Trajetória