terça-feira, 17 de abril de 2018

Arte conceitual no processo de desenvolvimento estético de adolescentes - E.M.E.F Caldas Junior

   Este projeto focou a introdução da arte conceitual na formação do pensamento estético, desenvolvido no programa de iniciação à docência- PIBID Artes Visuais na E.M.E.F. Caldas Júnior em Caxias do Sul/ RS.

   Para dar início ao projeto, foi realizado um levantamento inicial com o intuito de identificar características do pensamento estético dos estudantes. Não surpreendentemente, os alunos apresentaram um  distanciamento significativo da arte como conceito. Assim, considerei importante possibilitar meios para o desenvolvimento estético dos alunos, utilizando as vanguardas artísticas como conteúdo e utilizando a Abordagem Triangular como procedimento. 

   O projeto foi realizado com o auxílio da professora de Arte. A partir de seu consentimento foram iniciadas aulas teórico-práticas contextualizando desde as vanguardas 
do início do século XX até a arte conceitual. 

   Os alunos foram instigados a produzir e a refletir sobre cada movimento artístico por meio da contextualização histórica, um dos elementos da Abordagem Triangular. A Arte Conceitual foi apresentada por meio de aula teóricas e sequências didáticas. 

       Assim, o objetivo geral do projeto foi a ampliação do desenvolvimento estético dos alunos.



IMG-20170823-WA0004.jpg
Desenho da aluna Gabrieli do oitavo ano.


IMG-20170823-WA0002.jpg
Trabalho da aluna Bianca.




IMG-20170823-WA0003.jpg
Trabalho da aluna Gabrieli.




https://lh6.googleusercontent.com/HMcRUBFjlyvVhchQDbt8Z_jIj74_-ODit65KNy2r2l6IW1hDB8HebIsN3TxaPN_uFCvUyQpM2DHXmwIBN-gRMzn0V1A4LeYJJ5q1tXrUnkFkW1h-UL4zQj0CqRKn63wCt07sVtwZ
Trabalho da aluna Gabriela.


 

Bruna Scherner da Silva