Este projeto focou a introdução da arte conceitual na formação do pensamento estético, desenvolvido no programa de iniciação à docência- PIBID Artes Visuais na E.M.E.F. Caldas Júnior em Caxias do Sul/ RS.
Para dar início ao projeto, foi realizado um levantamento inicial com o intuito de identificar características do pensamento estético dos estudantes. Não surpreendentemente, os alunos apresentaram um distanciamento significativo da arte como conceito. Assim, considerei importante possibilitar meios para o desenvolvimento estético dos alunos, utilizando as vanguardas artísticas como conteúdo e utilizando a Abordagem Triangular como procedimento.
O projeto foi realizado com o auxílio da professora de Arte. A partir de seu consentimento foram iniciadas aulas teórico-práticas contextualizando desde as vanguardas
do início do século XX até a arte conceitual.
Os alunos foram instigados a produzir e a refletir sobre cada movimento artístico por meio da contextualização histórica, um dos elementos da Abordagem Triangular. A Arte Conceitual foi apresentada por meio de aula teóricas e sequências didáticas.
Assim, o objetivo geral do projeto foi a ampliação do desenvolvimento estético dos alunos.
Assim, o objetivo geral do projeto foi a ampliação do desenvolvimento estético dos alunos.
Desenho da aluna Gabrieli do oitavo ano.
|
Trabalho da aluna Bianca. |
Trabalho da aluna Gabrieli. |
Trabalho da aluna Gabriela.
|
Bruna Scherner da Silva