Durante o primeiro semestre de 2016, os alunos participantes do PIBID que estão inseridos na Escola Caldas Júnior desenvolveram uma oficina de curta duração com os alunos do 9º ano sobre fotografia. Foram mostradas fotógrafos importantes e os alunos puderam experimentar e conhecer diversos tipos de câmeras. Além disso, realizou-se um trabalho prático em que os alunos buscavam observar a escola de um ângulo diferente, buscando fotos inesperadas e exercitando o olhar.
Justificativa
Tendo em vista o curto espaço de temos, em razão dos últimos acontecimentos políticos que implicaram com a finalização do PIBID - Artes Visuais optamos pelo modelo de oficina como forma de metodologia. Ao contrário das outras ações e projetos do PIBID - UCS Artes Visuais, a oportunidade de realizarmos oficinas de curta duração com os alunos mostrou-se mais eficaz e possível, sendo assim escolhida para ser colocada em prática na Escola Caldas Júnior.
A Escola conta com um amplo espaço para realizarmos diversos tipos de oficina e a professora supervisora deu bastante liberdade para pudéssemos atuar na escola e com a turma do 9º ano B. A partir de observações realizadas, percebemos a necessidade que a turma tem de uma aula mais densa, com diversas referências e que desperte mais interesse levando os alunos a pensarem sobre a arte. Eles normalmente trabalham com folha de desenho e lápis de cor nas aulas com a professora Rosebel e os conteúdos da disciplina dizem respeito as técnicas e possibilidades de desenho.
O projeto “Fotografia e Interferências”, busca mostrar aos alunos possibilidades de expressão e registro através da fotografia. Kanton (2004) diz que,
Pensar o ensino da arte é, então, pensar na leitura e produção da linguagem da arte, o que, por assim dizer, é um modo único de despertar a consciência e novos modos de sensibilidade. Isso pode nos tornar mais sábios, seja sobre nós mesmos, o mundo ou as coisas do mundo, seja sobre a própria linguagem da arte. (KANTON, 2004, p.39)
Queremos que os alunos pensem em sua produção através da fotografia mas também despertem para artistas que já trabalham com isso e ainda não foram apresentados na escola. Além da fotografia queremos trabalhar com possibilidades de criação além da fotografia, ou seja, intervenções possíveis sobre uma imagem.
Objetivo Geral
Refletir sobre as possibilidades de criação fotográfica, conhecendo o trabalho de artistas que trabalham com esse suporte e expressando-se através do desenho com a luz. (??)
Objetivo Específico
- Conhecer a história da fotografia.
- Aperfeiçoar sua percepção estética, criando um pensamento crítico e reflexivo.
Perceber a importância do registro fotográfico e o impacto que ele tem hoje.
Identificar suas vivências como responsáveis para a construção de um trabalho
Ações Oficina 2016
Para que possam conhecer a fotografia e compreender como ela chegou ao que conhecemos hoje, mostraremos vídeos e imagens trazendo a parte histórica desde a sua criação até os dias atuais. Serão propostas reflexões acerca desse contexto e tentar-se-á fazer ligações com as possibilidades de criação em cima da identidade individual e coletiva. Além disso, serão desenvolvidas atividades de leitura de imagem com os alunos, proporcionando um pensamento crítico reflexivo. Então, realizaremos uma saída fotográfica ao parque para que eles possam exercitar o olhar fotográfico. Após isso, eles escolheram uma imagem para trabalharem em cima e criarão interferências sobre essa imagem.
Bibliografia
CANTON, Katia. Espelho de Artista / Katia Canton - 3 ed revisada. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. Vários Ilustradores.